Austrália é o Bicho _ Ornitorrinco

Platypus

 

O ornitorrinco (nome científico: Ornithorhynchus anatinus, do grego: ornitho, ave + rhynchus, bico; e do latim: anati, pato + inus, semelhante a: “com bico de ave, semelhante a pato”) é a nossa terceira, e sem dúvida, mais exótica escolha.
Meio mamífero, meio ave e ainda semiaquático, ou seja, têm na água um dos seus habitates, esse animal é único.
Só ele representa a família dos Ornithorhynchidae, e a única espécie do gênero Ornithorhynchus.

Platypus_skeleton_PengoJuntamente com as equidnas, são os únicos mamíferos que botam ovos.
O ornitorrinco possui hábito noturno, preferencialmente carnívoro, a sua dieta baseia-se em crustáceos de água doce, insetos e vermes. Possui diversas adaptações para a vida em rios e lagoas.

Suas características atípicas fizeram com que o primeiro espécime empalhado levado para a Inglaterra fosse classificado pela comunidade científica como uma fraude!

Mas hoje, ele goza de mais prestígio, sendo um dos ícones nacional da Austrália, aparecendo como mascote em competições e eventos e em uma das faces da moeda de vinte centavos do dólar australiano. É uma espécie pouco ameaçada de extinção. Em 2008 pesquisadores começaram a sequenciar o genoma do ornitorrinco e descobriram vários genes compartilhados tanto com os répteis como com as aves, mas cerca de 82% dos seus genes são compartilhados com outras espécies de mamíferos já sequenciadas, como o cão, a ratazana e o homem.

 

map

Distribuição geográfica

 

 


Fonte: Wikimedia Commons

Deixe uma resposta