10 documentos e serviços para fazer assim que chegar na Austrália

© Marita Quillinan

Se você não está na Austrália à pesseio, veja a lista de 10 coisas importantes que você precisa fazer assim que chegar no país.

1. Impostos de Renda na Austrália

Se você é por portador de Visto de Estudante ou de algum outro que te permita trabalhar na Austrália, com toda a certeza você precisará de um TFN (Tax File Number), espécie de CPF aussie. Esse documento é  obrigatório caso você queira trabalhar legalmete no país. Mas não se assuste, todo o processo é super simples e pode ser feito via internet.
Para solicitar tradução de documentos, Português > Inglês NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters). CLIQUE AQUI

2. Dirigir na Austrália


O governo da Austrália permite que brasileiros, em férias ou residência temporária no país, utilizem a carteira nacional de habilitação(CNH) acompanhada de uma tradução juramentada em inglês e do passaporte.
A forma mais fácil de solicitar o processo de tradução da carteira de motorista brasileira é através fazer o processo de tradução utilizando um profissional credenciado à NAATI(National Accreditation Authority for Translators and Interpreters), orgão que regulamenta a atividade de tradução e interpretes na Austrália.
Mas não se preocupe, o processo não é burocrático, custa bem barato e pode ser feitos em poucos dias. E agora BRaustralia também oferece Serviços de Tradução Profissional para ajudá-lo a obter uma Tradução Certificada da sua CNH para você poder dirigir legalmente na Austrália e Nova Zelândia durante suas férias. Clique no link para solicitar tradução

 

3. Enviar ou receber dinheiro do exterior


As melhores formas de enviar/receber dinheiro do Brasil, sem gastar uma furtuna em taxas e fees, é sem dúvida nenhuma, é através do TransferWise, a plataforma desenvolvida pelos mesmos criadores do Skype e do Paypal que te fará ECONOMIZAR MUITO DINHEIRO ao enviar dinheiro para o exterior. Para mais informações clique no link.

4. Abrir conta em banco

Basta acessar o website do banco da sua preferência ou visitar a agência com o seu Passporte em mãos e buscar por informação, com certeza o processo será rápido é fácil e você consiguirá a abrir uma conta em tempo record!
Para solicitar tradução de documentos, Português > Inglês NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters). CLIQUE AQUI

5. SIM Card (chip de celular) na Austrália

Essencial para você se comunicar, procurar por emprego ou acessar a internet. E o melhor, custa bem pouco (se comparado com o Brasil) e você pode comprar em qualquer esquina. As principais companhias são Testra, Optus, Vodaphone, Virgin (nessa ordem).

6. Identidade Australiana

Pouca gente sabe, mas o Australian Post (agência de correios australiano) oferece um documento oficial para estrangeiros que vivem permanentemente na Austrália. O Keypass Identity Card, e uma mão na roda, e ainda evita que você tenha que usar o seu passaporte a todo momento, além evitar a imensa dor de cabeça, caso alguma coisa aconteça com o seu passaporte. Mas não se preocupe, todo o processo é rápido e sem burocrácia.
Para solicitar tradução de documentos, Português > Inglês NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters). CLIQUE AQUI

 

7. Autenticação de Documentos na Austrália


Sempre bom ter um cópia autenticada dos seus documento. E isso pode ser feito, de graça, em qualquer Departamento de Polícia ou em algumas agências do Australiana POST, em algumas farmácias (não é fácil encontrar) e no COUNCIL com juízes de paz. Obviamento os documentos originais devem estar em inglês ou serem traduções juramentantados.
Para solicitar tradução de documentos, Português > Inglês NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters). Clique no link para solicitar tradução

 

8. Medicare

Recomentamos pesquisar se o seu visto permite esse benefíciote dá direito ao Medicare, serviço público de saúde do governo Australiano.
Clique Aqui para mais informações

 

9. Public transport card or tickets


Cada cidade possui o seu próprio sistema de transporte, metropoles como Sydney e Melbourne possem um sistema online, onde você pode pesquisar  por linhas, horários, traçar rotas, conferir timetables, verificar os pontos de embarque e recarga, além de carregar seu bilhete on line. Nas cidades menores, recomendamos entrar no website das empresas ou prefeitura e buscar por mais informações.

10. Concession cards


Na Austrália muitos estudante podem ter direito a algum Concession cards, cartão que dá descontos em alguns serviços publicos e/ou privados. No entanto vale a pena pesquisar caso a caso  se o seu visto te dá direito a esse benefício.
Clique Aqui para mais informações

 

There are 12 comments

  1. Débora Araújo

    Seria muito interessante também dicas de como sair do Brasil como comunicação e declaração de saída definitiva do país. A maioria dos Brasileiros que conheço na Austrália não comunicaram a saída ou não estão cientes.
    Obrigada,
    Débora

  2. DEVANIR G. DA SILVA

    Olá pessoal!
    Estou começando a me planejar para ir estudar e trabalhar na Austrália no final deste ou começo do ano que vem, recentemente ouvi dizer que existe limite de idade para estrangeiros trabalharem lá, o limite seria 40 anos, tenho 39 e faço 40 em setembro. será que isso procede?

    Desde já obrigado!

    Devanir.

  3. BRaustralia

    Ola Devanir, existem dezenas de vistos e cada um têm regras específicas, alguns deles não possuem limite da idade, outros têm mais chances de ser aprovado participante com menos de 45 anos.

    Recomendamos sempre buscar por informações sobre vistos no site da imigração australiana em: http://www.immi.gov.au.

  4. Marcos Luiz

    Ola pessoal estou querendo sair do brasil para trabalhar na Austrália, Trabalho na are da construção civil, Hidráulica e elétrica fazem parte do meu curriculum.
    Eu gostaria de saber se é possível morar e trabalhar legalmente e o que seria necessário fazer aqui pra ir .
    Grato……..

  5. Diogo

    Ola
    Grato pelo artigo, me auxiliou aqui nos primeiros dias de Sydney. Só quanto à identidade na Austrália, o que eu fiz e me indicaram fazer foi o Photo Card, e não o Keypass Identity Card. Paguei 51 dólares, fica pronto na hora e levei o passaporte e a carta que o banco entrega com o endereço da sua residência.
    Abraços

  6. BRaustralia

    Primeiramente obrigado pelo feedback, e pela dica do PhotoCard. Ficamos muito felizes de termos podido ajudá-lo!

    Abraços equipe BRaustrália

  7. Silvana

    Gostaria de saber se existe algum tipo de programa para emigrantes que queiram abrir algum negócio e levar a família.

Deixe uma resposta