Conheça os 10 esportes mais populares da Austrália

ESPORTES NA AUSTRÁLIA  |  Conheça os esportes mais populares da terra dos cangurus e conheça as regras, histórias e dicas de como se joga

 

netball_image

10. Netball
Um dos esportes mais praticados pelas mulheres australianas, o netball é jogado entre 2 equipes de 7 jogadores cada, que tem como objetivo principal é acertar uma bola grande na cesta, como no basquete. No entanto, os jogadores não podem dar um passo enquanto seguram a bola, mas podem girar sobre um pé (pivô) antes de passá-la.

1280px-BerriganBowls

9. Lawn Bolws
Similiar à bocha, também chamado bowls (para os intimos) é um esporte de precisão no qual o objetivo é colocar uma bola assimétrica (chamada bowl) mais próxima de uma bola branca (chamada jacky ou kitty ou sweetie).

australian-cyclists
9. Ciclismo
Curiosidades: O Ciclismo é tão popular na Austrália que em 2012, pelo décimo terceiro ano consecutivo, as vendas de bicicletas superaram as vendas de automóveis no país.

melbourne-cup

8.  Horse racing
Muito popular em toda a Austrália, tem no Spring Carnival o seu ápice.
A partir da primeira semana de Novembro, dezenas de corridas ocorem em todo o país, sendo a Melbourne Cup, a maior de todas, “The race that stops a nation”, é tão grande que é até feriado no Estado de Victoria, quando mais de 100.000 vão ao “jóquei club” de Melbourne, e o evento é televisinado para mais de 3 milhões de espectadores em toda a Austrália.

V8_Supercar_start_2011
7. Motorsports
Muito popular em todo o pais tem na V8 Supercars sua maior catagoria nacional, além de também possuir milhares de admiradores em Formula 1, MotoGP entre outros.

Margaretcourtstitched

6. Tennis
Praticado em todo o país, principalmete durante, e por causa do, Australian Open, torneio de Grand Slam disputados todos os anos, em janeiro, na cidade de Melbourne.

solicite orçamento_200px
1280px-Muralitharan_bowling_to_Adam_Gilchrist
4. Cricket
Muito popular durante o verão, antigamente, os jogos podiam durar até dez dias!!!
Atualmente, a maioria das partidas é disputada em dois tempos, em uma tarde ou noite.
As partidas de teste podem durar até 5 dias.
Regras: Onze jogadores de cada lado do campo, tendo como movimentos principais passam-se numa faixa retangular de 20  metros de comprimento, no centro do campo. A bola é lançada pelo arremessador contra o alvo do adversário (três o bostão fincados no solo, chamadas stumps, cujo conjunto é conhecido como wicket), defendido pelo rebatedor.

(RUGBYS, isso mesmo, existem dois tipos de Rugby, à primeira vista as diferenças não são muito nítidas , no entanto, NUNCA, fale de Rugby Union para um fã de Rugby League, ou vice-versa, é uma gafe tão grande quanto chamar futebol de soccer!)

All_Blacks_Wallabies
3. Rugby Union
Ou simplesmente de Rugby, jogado entre duas equipes de 15 jogadores que usam uma bola oval em um campo retangular com traves em forma de H. O principal objetivo é levar a bola a até o fundo do campo do adversário. O try é considerado o gol do rugby,  é convertido assim que o jogador coloca a bola no chão dentro da linha de in-goal e vale cinco pontos.
Conversão: Após um try a equipe tem direito a uma conversão, espécie de (2) pontos extras,  marcados por chutando a bola após cada try .
Veja mais sobre as regras do Rugby Union em: rugbybr.wordpress.com

Lance_hohaia_running_into_the_defence_(rugby_league)
2. Rugby League
Provavemente o maior esporte em New South Wales e Queensland o League, é um composto por duas equipes de treze jogadores em um campo retangular. Se originou na Inglaterra em 1895 como uma divisão da Rugby Union sobre a questão dos pagamentos aos jogadores. As suas regras gradualmente alterado com a finalidade de produzir um, jogo mais dinâmico e mais divertido para os espectadores.
Os pontos são marcados ao se carregar ou chutar a bola além da linha de gol da equipe adversária; isso é chamado de uma try, (principal método de pontuação). A equipe adversária deve, a todo custo, que carrega a bola, se locomava. Os pontos extra também podem ser marcados por chutando a bola após cada try.
Ruckwork
1. AFL
A Australian Football League (antigamente chamada Victorian Football League), ou simplesmente footy, é a o esporte mais popular da Australia.

Disputado por 2 equipes de 18 jogadores, em um campo oval, em quatro tempos de 20 minutos.
O jogo é praticado segurando-se a bola oval com a mão e batendo-a no chão a cada 15 metros. Existem duas formas de se fazer o passe; esmurrando a bola para o outro jogador; ou chutando a bola, e caso ela não caia no chão antes de ser pega dá-se o direito de se fazer um passe sem risco de ser tocado.
Os pontos são marcados chutando-se a bola entre as traves, no trajeto a bola não pode tocar em nenhum outro jogador nem no chão. Existem 2 tipos de pontos.
Goal (vale 6 pontos): quando a bola passa entre as 2 traves centrais, tendo sido chutada e não tocando em nenhum outro jogador no trajeto.
Behind (vale 1 ponto): quando a bola passa entre as 2 traves laterais esquerdas ou direitas; ou se a bola acertar as traves centrais; ou se qualquer jogador fizer a bola passar entre as traves centrais tocando-a com qualquer parte do corpo que não seja o pé; ou ainda se a bola tocar qualquer parte do corpo de um adversário, inclusive o pé, antes de passar entre os postes centrais.

Curiosidades: Há apenas um brasileiro jogando profissionalmente AFL na Austrália, o carioca Heritier Lumumba (Harry O’Brien).

Fonte: Wikimedia Commons

VEJA TAMBÉM: 10 Coisas que Você Precisa Saber Antes de Dirigir na Austrália

 

 


braustralia-email


>> BRaustralia no seu email
Cadastre-se grátis e receba conteúdo exclusivo, dicas e promoções por email.
 É rápido, fácil e de graça  |   
ASSINE JÁ!

Dúvidas, dicas, perguntas ou sugestões?
Favor, deixar comentário, abaixo.

There are 6 comments

Deixe uma resposta