Utilidade Pública ou Sobre Como Tomar Cerveja na Austrália!

taps

Matéria publicada originalmente em: jogadapelomundo.com

Boteco, cadeiras de plástico, garrafa de 660ml no balde com gelo, amigos em volta, cada um com seu copo americano, e quando está só com dois dedinhos de cerveja no copo, logo alguém vem enchê-lo para você. No final todo mundo racha a conta. E vem a saideira…

Aqui não tem disso, não. O ato de tomar cerveja na Austrália é mais individual do que coletivo. É normal sentar em uma mesa de bar e cada um pedir a sua cerveja. E uma das coisas que mais me chocou foi que em festas na casa de amigos cada um leva e toma somente a sua bebida. Ou seja, aquele amigo que leva Kaiser e toma Stella Artois está frito, aqui ele é obrigado a tomar a cerveja barata que ele levou.

Primeiro porque cerveja aqui é muito cara. Uma long neck ou uma pint custa de 8 a 13 dólares. Então se respeita e entende as condições financeiras de cada um. Segundo porque as opções são muitas, Pale Ale, Indian Pale Ale, Bock, Brown Ale, etc… e em qualquer bar se encontra não só diversos tipos de cerveja como também várias marcas. E aí vai do gosto do freguês. Difícil é tomar a decisão entre tanta variedade!

E para complicar mais um pouco, existem várias formas de pedir uma cerveja no bar: Pot (285 ml), Schooner (425ml), Pint (568 ml) e Jug (1140 ml) – essa última é mais comum entre os estudantes, por ser mais barato e dar para dividir. A cerveja vem geralmente gelada, mas não tinindo e suando como no Brasil. Vai ver que porque o clima aqui é bem frio (escrevo de Melbourne).

A qualidade é levada muito a sério por aqui, e as opções de cervejas premium são muitas. Também está na moda as micro-cervejarias que oferecem opções “gourmets” e degustações. E apesar de um pouco mais cara, as marcas locais são as preferidas por aqui. Como quase tudo aqui na Austrália, o que é produzido localmente mais valorizado. Tem um amigo de um amigo que começou a fazer cerveja no quintal de casa e em menos de 3 anos, já virou sucesso aqui na cidade.

Outro detalhe, aqui não se vende bebidas alcóolicas nos supermercados, existem as bottle shops só para isso (embora a maioria delas estejam ligados às grandes redes varejistas). E os vendedores recebem treinamento especial para comercializar bebidas alcóolicas. (veja mais informações em RSA training)

Uma das marcas cervejas que eu mais gosto se chama Little Creatures, em especial Pale Ale. Ela é encorpada, saborosa e parece frutada. Uma delícia!  Ela é de Perth, mas aqui em Melbourne tem em quase todos os lugares, tem um restaurante/bar dessa marca que é muito bacana e uma fábrica em Geelong. Quando vier para esse lados, não deixe de visitar e experimentar toda essa infinidade de delícias! E prepare o bolso!

Mais histórias e curiosidades sobre Austrália e Ásia visite blog dos nossos amigos do  jogadapelomundo.com

 


Clique aqui para assinar a nossa e-Newsletter. É rápido, fácil e de graça!

Dúvidas, dicas, perguntas ou sugestões, favor, deixar comentário, abaixo. Responderemos assim que possível.
Intercambio_australiaEDM_720x90

Deixe uma resposta