10 Coisas que você precisa saber antes de Dirigir na Austrália

DIRIGIR NA AUSTRÁLIA | Não é só digirir do lados contrário do trânsito (se comparado com Brasil) o único problema ao dirigir na Austrália. Por isso BRaustralia fez um guia com 10 coisas que você saber antes de se aventurar sobre rodas na Austrália. Confira:

 DIRIGIR NA AUSTRÁLIA

Foto: © Mary McGettigan

1. Dirigir na Austrália com Carteira de motorista brasileira

O governo da Austrália permite que brasileiros, em férias ou residência temporária no país, utilizem a carteira nacional de habilitação (CNH) acompanhada de uma tradução juramentada em inglês e do passaporte.
A forma mais fácil de solicitar o processo de tradução da carteira de motorista brasileira é através fazer o processo de tradução utilizando um profissional credenciado à NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters), orgão que regulamenta a atividade de tradução e interpretes na Austrália.
Mas não se preocupe, o processo não é burocrático, custa bem barato e pode ser feitos em poucos dias e agora Ba BRaustralia também oferece Serviços de Tradução Profissional para ajudá-lo a obter uma Tradução Certificada da sua CNH para você poder dirigir legalmente na Austrália e Nova Zelândia. Clique no link para solicitar tradução

 

Dirigir na Austrália

Foto: © Wikimedia Commons

 

2. Idade mínima para dirigir na Austrália

A idade mínima de condução varia entre os Estados e Territórios. No estado de Victoria idade mínima é de 18 anos; Northern Territory é de 16 anos e 6 meses;  e 17 anos é a idade mínima em todos os outros estados incluindo a capital Canberra. Os motoristas aprendizes podem conduzir, sob supervisão qualificada, a partir de 15 anos e 9 meses em Canberra e 16 anos nas demais unidades federativas.
Pouca gente sabe, mas o preço da diária para locação de veículos pode variar de acordo com a idade do condutor. A maioria dos valores anunciados são válidos para os condutores com mais de 25 anos. Caso  seja mais jovem, provavelmente, terá que pagar uma sobretaxa.
Também vale à pena ficar atento aos termos e condições do seguro, que nem sempre são obrigatórios e também são ajustadas conforme a idade do motorista.
O mais importante é  ler com atenção o contrato para não se assustar com o valor final da fatura!

 

3. Alugar carro na Austrália


Prefira utilizar sites de comparação de preços, como o DriveAway, pois além de permitir pesquisar centenas de locadoras ao mesmo tempo eles geralmente apresentar melhores promoções e ótimos preços. Além de serem super fáceis de utilizar, eles também oferecerem ótimas dicas e descontos especiais das maiores locadoras do de automóveis do país.

 

3. Melhores datas para locação na Austrália

Assim como nos vôos e na hopedagem, a demanda por aluguel de veículos varia no decorrer do ano.
Com frequência há menos carros disponíveis nos feriados prolongados, perto do Natal, Páscoa e férias escolares, com isso as locadoras de automóveis costumam aumentar muito o valor da diária nestes períodos.

 

Australia-Koala-Road-Sign

5. Prefira pegar o carro partir da cidade

Escolher a partir do aeroporto pode até ser mais conveniente, mas o valor pode ser até 50% mais caro que retirar o automóvel de alguma loja na cidade.

 

6. Antes de comprar um carro na AUstrália

Preste atenção à data de renovação do registro e no Estado ou Território em que ele está registrado. Diferentes estados possuem diferentes taxas e requisitos para registro e renovação. Os documentos necessários para uma transferência são o Roadworthy (obrigação do vendedor em providenciar) e o formulário de transferência do Departamento de Transporte do estado.
Prefira comprar em concessionárias, pois elas  são obrigadas a comercializar veículos quitado, sem dívidas e muitas delasrealizam testes prévia e algumas até oferecem um período garantia.
Se for comprar de um particular, tenha certeza que o veículo está registrado no nome do vendedor. Recomenda-se também verificar o REVS (Register of Encumbered Vehicle Service) para garantir que não há multas ou outras dívidas, se possível peça opinião de um mecânico da sua confiança, custa pouco e vale muito à pena!
Para mais informações visite: www.australia.gov.au/information-and-services/

 

7. Encha o taque antes de devolver o carro


NUNCA devolva o carro com o tanque vázio. Pois o valor da gasolina + multa estipuladas no contrato que você não leu será muito maior que o preço do litro da gasolina qualquer posto.

 

8. GPS na Austrália

Todos sabemos que um bom GPS pode ser de grande valia nos primeiros dias em um novo destino. No entanto, se você for alugar um carro por um longo período, talvez  valha mais a pena comprar um aparelho novo à optar pelo item adcional na locação, compare!

 

dirigir na Austrália

Foto: © Brotary

9. Cuidado com Animais na pista ao dirigir na Austrália

Não é a toa que a Austrália é a terra dos cangurus, emas, wombats, camelos selvagens.
Vez ou outra estes simpáticos bichinhos passam saltitantes pela paissagem. Pode até ser engraçado, mas TOME CUIDADO!
Os cangurus em particular (que chegam a pesar 90kg e podem atingir até 60km/h) são um perigo!
Acredite ou não eles são uns dos principais motivos de acidentes de transito, principalmente nas áreas rurais da Austrália.
A maioria das colisões ocorrem animais entre o anoitecer e o amanhecer, período quando alguns animais são mais ativos e mais difíceis de enxergar.
O assunto é tão sério que a maioria das locadoras de automóveis do estados de Western Australia e Northern Territory impõe um “toque de recolher”, ou seja, é proibido dirigir durante a noite.

 

10. Pedágios na Austrália

As estradas de pedágios são bem sinalizadas, com avisos e opções de saída, sendo a maioria das cobranças  emitidas eletrônicamente, atravéz de um e-Tag, dispositivo instalado no interior do carro, que checa a sua localização e costuma bipar toda vez que você percorrer uma estrada com pedágio.
No site www.roamexpress.com.au você encontraas principais cidades australianas.
Outra dica é programar o GPS do carro a não utilizar as “toll roads”.

 

Importante: Não se esqueça que para dirigir na Austrália é preciso a tradução juramentada utilizando um profissional credenciado à NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters), orgão que regulamenta a atividade de tradução e interpretes na Austrália.
Mas não se preocupe, o processo não é burocrático, custa bem barato e pode ser feitos em poucos dias. Clique no link para solicitar tradução

 

Para mais informações sobre assunto viste: www.australia.gov.au

 


braustralia-email


>> BRaustralia no seu email
Cadastre-se grátis e receba conteúdo exclusivo, dicas e promoções por email.
 É rápido, fácil e de graça  |   
ASSINE JÁ!

Dúvidas, dicas, perguntas ou sugestões?
Favor, deixar comentário, abaixo.

//

There are 10 comments

  1. ise

    quanto tempo eu posso utilizar a cnh e permissão internacional para dirigir na Australia?

  2. Rogerio

    Gostaria de saber se vocês tem alguma dica sobre como e onde alugar carro pagando pouco na Austrália?
    Obrigado!

  3. Sidney Junior

    E caso sejamos pegos apenas com CNH Brasileira sem estar traduzids? O que acontece e o que devemos fazer?

  4. BRaustralia

    Olá Junior, obviamente ser pego sem documentos para direção é uma ofensa de transito, caso seja pego você terá que pagar uma multa, que será muuuuito mais cara que o valor da tradução. Nosso conselho, faça a tradução da sua CNH e evite problemas no exterior

Deixe uma resposta