Conheça os tipos de trabalho mais comuns para brasileiros na Austrália | BRaustralia.com

Por Zeca Moreira

Existem praticamente dois tipos de estudantes na Austrália. O primeiro é aquele que chega contando as moedas e precisa de um emprego para ontem. O segundo é o que vem com uma boa reserva, gastar um dinheirinho curtindo as primeiras semanas e depois precisa trabalhar o quanto antes para pagar o aluguel.


Como pode-se notar, se você não é herdeiro de uma mega fortuna, mais cedo ou mais tarde a labuta te espera. Em média, a velocidade com a qual você vai se posicionar no mercado de trabalho australiano está diretamente relacionada ao seu nível de inglês. Pensando nisso montamos uma lista para tentar te ajudar a sair da pindaíba o quanto antes.

 

Inglês básico/iniciante

Sabe aquele sujeito que vai no McDonald’s comprar dois cheeseburguers e pede:
– Please DOUBLE cheeseburguer?
Se você está nesse nível de inglês os empregos abaixo provavelmente serão os mais fáceis para você começar sua jornada australiana.

Cleaner (limpeza de casas, escritórios e afins)
Boa parte dos estudantes que chegam à Austrália começam por aqui. O motivo é o fato de a maioria das vagas não cobrar inglês. Em geral as pessoas trabalham em residências, escolas e escritórios, mas há também trabalho com limpeza de obras, shoppings e locais públicos.
Salário médio inicial – AU$ 18/hora. A possibilidade de aumento salarial como cleaner é rápido e muitas pessoas que começam trabalhando em empresas da área logo arrumam clientes fixos e passam a cobrar até AU$ 30 a hora.

Labour (pedreiro) / Mudança
Emprego que divide amor e ódio. Alguns adoram. Já outros trabalham nessa área até melhorar o inglês para tentar algo que agrade mais. É majoritariamente masculino, pois inclui bastante trabalho braçal.
Salário médio inicial – AU$ 20/hora e turnos de trabalho que variam de acordo com sua escolha, pois você quem decide se aceitará a oferta ou não. (trabalhadores mais experientes recebem bem mais que isso)

Dishwasher (lavador de prato)
Muitas vezes quando você está procurando emprego na Austrália eles anunciam essa vaga como Kitchen Hand, mas boa parte dessas vagas refere-se a lavar louça dos restaurantes.
Salário médio inicial – AU$ 16,37/hora, ou seja, o mínimo.

 

makewaitresslikeyou_Large

Inglês intermediário

Se você estudou ao menos uns dois anos de inglês no Brasil, numa escola boa e conseguiu fazer comprar sem muitos problemas na sua última viagem a Miami, você se encaixa nesse setor. Veja abaixo quais empregos têm mais a ver com seu perfil.

Function waiter/waitress
É como eles chamam os garçons e garçonetes que são contratados para trabalhar em reuniões corporativas, jantares de gala, grandes festivais de música, shows, estádios e outros eventos na área de hospitality.
Salário médio inicial – AU$ 23/hora. A desvantagem dessa profissão é que você nunca sabe quando terá ou não trabalho. Algumas semanas você trabalha muito, outras nem tanto. Atenção para o final de ano e começo de ano. A partir de meados de setembro as vagas para trabalhar aumentam muito. E mesmo sem experiência alguma é fácil entrar no ramo. Você terá bastante trabalho, mas se prepare para o começo do ano. A partir do dia 02 de janeiro os eventos praticamente acabam e retornam só na primeira quinzena de fevereiro (mesmo assim numa frequência menor do que set/out/nov/dez)
Dica importante: antes de procurar emprego em qualquer empresa de function peça para algum amigo te ensinar a carregar três pratos ou procure no Youtube e treine em casa antes de ir. Provavelmente será a única coisa que vão te pedir para mostrar quando você for lá.

Garçom/garçonete de restaurante/café
Trabalho que envolve tirar pedidos, controlar estoque nos bastidores, retirar lixo e limpar algumas coisas no fim do expediente. Muitos brasileiros que chegam à Austrália com inglês no nível intermediário conseguem empregos como garçons e garçonetes facilmente.
Salário médio inicial – AU$ 18/hora. Além de vagas no centro da cidade que são mais concorridas, a sugestão é que os estudantes procurem oportunidades em regiões menores.

Driver
Entregador de pizza, motorista de entrega de supermercado, de lojas de bebidas, de caminhão de mudanças e tudo que tenha motor. Muitos exigem apenas sua carteira de motorista brasileira. Se for pilotar moto, fique atento, pois a polícia costuma cobrar mais a habilitação dos motoqueiros.
Salário médio inicial – AU$ 20/hora. Ter carteira de motorista australiana costuma aumentar o salário e a facilidade para arrumar um emprego como motorista.

Nanny (babá)
Gostar de criança e ter experiência, mesmo que cuidando de primos, sobrinhos, é um facilitador para entrar nesse mercado. Sem dúvida é um dos empregos que mais vai te ajudar a melhorar seu inglês. Isso porque as crianças não riem quando você fala errado e ainda te corrigem. Serão seus melhores professores de inglês por aqui.
Salário médio mensal – AU$ 20. Muitas vagas de babá oferecem a possibilidade/exigem que a menina more no local, o que pode representar uma boa economia no aluguel. A propósito, emprego majoritariamente feminino.

Traffic Controller – Digamos que é a versão feminina do labour. A diferença é que o trabalho das meninas nas obras é fazer o controle de trânsito nas redondezas sempre que necessário.
Salário médio inicial – AU$ 23, podendo facilmente superar isso.

 

 

Inglês avançado/fluente


Se você tem o hábito de assistir a filmes sem legenda e entende tudo, meus parabéns, você possui o inglês avançado/fluente. Mesmo assim pode ter problemas com o sotaque australiano no início, mas com o tempo irá se acostumar.
As vagas de trabalho para quem já domina o idioma são bem mais amplas. Inclusive possibilitando que o estudante pleiteie uma vaga de estágio na sua área (muitas vezes essas vagas não são remuneradas nos primeiros três meses). Além disso, qualquer profissão citada acima pode ser sua. Basta escolher a que mais lhe agrada e ir à luta.

Estatísticas mostram que a Austrália possui as cidades mais caras (e melhores) para se viver no mundo. Mas lembrem-se, se são caras é porque têm dinheiro e trabalho. Com um índice de desemprego inferior a 5% só fica sem trabalho quem quer. Lembre-se também de sempre ir atrás das certificações necessárias que cada emprego exige.

 



DICAS EXTRA!

Descubra como Validar a sua profissão na Austrália

Os métodos de avaliação, e posterior reconhecimento da sua carreira, ou curso realizado fora da Austrália varia de carreira para carreira.

De forma geral, os testes podem incluir avaliação do seu diploma, cursos extra curriculares, publicações, seminários, análise do seu histórico, currículo vitae, nível de fluência no inglês (com apresentação de nota IELTS) entre outros documentos. O RPL também leva em conta sua experiência anterior obtida através de trabalho voluntário, emprego remunerado ou não remunerado.

Resumindo, para reconhecer uma carreira na Austrália será preciso:

• Documentação acadêmica comprovada pelo MEC (diplomas, histórico escolar, grades curriculares, etc)
• Experiência profissional na Austrália ou em qualquer outro país;
• Excelente capacidade de comunicação em inglês (nota IELTS);
• Conhecimentos sólidos técnicos e teóricos comprovada sobre normas, padrões e princípios da profissão.

 

Áreas que necessitam de registro para reconhecimento da profissão na Austrália

Profissões de conhecimento altamente específicos, nas areas de saúde; como medicina, enfermagem; nas áreas de engenharia e arquitetura e advocacia, entre muitas outras, exigem registros ou licenças específicas junto às entidades de classe, e por este motivo o processo pode ser um pouco mais burocrático (e demorado).

Todavia, ainda que o seu diploma seja aceito na Austrália, é provável que você ainda tenha que passar um determinado período em trabalho supervisionado.
CLIQUE AQUI, para solicitar orçamento para validação do sua profissão na Austrália

 

Pré requisitos para migração para Austrália

Se a sua profissão aparece na lista e você tem planos de imigrar para a Austrália você deve:

  1. Homologar o processo de reconhecimento da sua profissão e validar o seu diploma na Austrália;
  2. Tradução Certificada NAATI dos seus documentos e para imigração;
  3. Possuir um bom domínio do inglês
  4. Encontrar alguma empresa disposta a ser sua sponsor no processo de migração.

 

Trabalho durante o intercâmbio na Austrália

Alguns vistos, como o de Estudante, permitem que o seus portadores exerçam função remunerada, por até 40 horas por quinzena. Se você deseja trabalhar enquanto você estuda esse visto é ideal para você, pois além de ajudá-lo a ganhar algum dinheiro enquanto aprende ou desenvolver o idioma, a experiência de trabalho em outro país pode ajudar a enriquecer o seu currículo.

Mesmo se você ainda não domine o idioma, é muito comum estudantes com nível intermediário de inglês exercerem funções nas áreas de hospitalidade; auxiliando na cozinha de restaurantes, em limpeza, entregas, entre outras profissões, e os salários nestas áreas costumam variar entre 14 a AU$ 21 uma hora.

 

Condições de Trabalho na Austrália

Vale também lembrar que todos os trabalhadores têm direito a remuneração e as condições mínimas de conforto e segurança, além de direitos básicos e proteção, coberta por leis federais e estaduais.

Qualquer discriminação é ilegal seja por raça, cor, sexo, orientação sexual, idade, deficiência física ou mental, estado civil, gravidez, religião, opiniões políticas, filiação ou não filiação a um sindicato, ascendência nacional ou origem social.
No entanto é sempre aconcelhável buscar o máximo de informação sobre a empresa antes de começar a trabalha.
Busque conheça os seus direitos, deveres e responsabilidades no local de trabalho.

 

Profissões em alta demanda

Muitas empresas australianas encontram dificuldade para preencher cargos, especialmente na área de Tecnologia da Informação. Profissões como engenheiros de software, analistas entre outas profissionais de TI encabeçam a lista de busca e a falta de competências em ciência, tecnologia, engenharia e matemática tem causado muito problema para as empresas.

Sydney tem a maior proporção de ofertas de emprego, com uma estimativa de 14,4% das ofertas de emprego que tomam três ou mais meses para preencher.

 

VEJA TAMBÉM: Tudo sobre como validar o diploma e reconhecer a sua profissão na Austrália

 

 

Descubra todas as vantagens de estudar e trabalhar na Austrália
Solicite consulta personalizada com um especialista em imigração australiana!
>> CLIQUE AQUI

 


 

estudar e trabalhar na australia


>> BRaustralia no seu email
Cadastre-se grátis e receba conteúdo exclusivo, dicas e promoções por email.
 É rápido, fácil e de graça  |   
ASSINE JÁ!

Dúvidas, dicas, perguntas ou sugestões?
Favor, deixar comentário, abaixo.

//

There is one comment

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.