Saiba o que fazer se você perder o passaporte na Austrália

perder passporte na Austrália

Quem viaja sempre leva consigo a vontade de conhecer novos lugares, fazer amizades, descansar e aproveitar ao máximo, além de ter que aprsentar inúmeros documentos para provar identidade, fazer compras e aferir direitos e deveres em outro país. Contudo, algumas vezes o inesperado pode acontecer e você acaba perdendo aquela carteira com todas as suas informações. Se perder tudo morando no Brasil já é uma dor de cabeça, imagine quando isso acontece em outro país.

Mas calma, vão se os anéis ficam os dedos e para tudo há solução. Afinal de contas, ninguém perde o passaporte ou a carteira de propósito. Porém, podemos tomar medidas que venham a minimizar os danos uma vez que isso ocorra. Veja algumas dicas:

DEIXE O PASSAPORTE EM CASA

Está aí o documento que você NÃO deve perder. Ele é a maior prova de identificação fora do Brasil. Logo, evite ao máximo andar com ele.

PERDEU O PASSAPORTE!

A primeira coisa é avisar o posto policial da região na qual você perdeu o seu documento. Se for muito longe da sua casa, o posto da sua região também serve. Após isso, entre em contato com a embaixada/consulado do Brasil aqui no país para dar andamento no novo passaporte.
A parte ruim disso tudo é que por algum motivo a embaixada cobra o DOBRO caso você não apresente o antigo documento na hora de solicitar outro. Ou seja, AU$ 288*. Além disso você precisará de uma série de documentos que você pode conferir aqui.

DOCUMENTOS NA AUSTRÁLIA

Você pode tirar um documento de identificação em qualquer RTA (Roads & Traffic Authority), uma espécie de DETRAN australiano. É super simples, basta ir até o RTA mais próximo com comprovante de residência, passaporte e mais algum documento de identificação (carteira de motorista brasileira ou RG servem). Em Sydney o PHOTO ID, como é chamado esse documento, custa AU$ 51* (a segunda via desse custa AU$ 24).

TRADUÇÃO JURAMENTADA NA AUSTRÁLIA

Talvéz a forma mais fácil para evitar dores de cabeça em caso ocorra a perda ou furto dos seus documentos seja enviando alguns dos seus documentos mais importantes tradução. Assim você diminui o risco de perder o original e ainda possui uma cópia legalizada.
Não se esqueça que t0do o processo de tradução deve ser feito por um profissional credenciado à NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters), orgão que regulamenta a atividade de tradução e interpretes na terra dos cangurus.

Mas não se preocupe, o processo não é burocrático, custa bem barato e pode ser feitos em poucos dias, além de ser uma garantia extra para . Clique no link para solicitar tradução

PROCURAÇÃO NA AUSTRÁLIA

Boa parte dos documentos mais importantes, como título de eleitor, certidão de nascimento, CPF entre outros, podem ter sua segunda via solicitada na própria embaixada/consulado do Brasil na Austrália. Mas tem UM documento especialmente importante que você NÃO conseguirá tirar aqui: a CNH.
Sem ela você não pode dirigir ou alugar um carro (para fazer aquele sonhado mochilão pela costa numa Campervan).
Dica: Deixe uma procuração especial em nome de algum parente no Brasil. Assim ela pode ir ao DETRAN da sua cidade, de posse dessa procuração, e dar entrada no pedido da segunda via. A embaixada/consulado do Brasil na Austrália também emite procurações desse tipo, porém leva muito, muito tempo (clique no link para mais detalhes).

 

PERDEU O CARTÃO DO BANCO NA AUSTRÁLIA

Assim que der falta do mesmo procure cancelá-lo. Isso é possível pelo telefone, computador ou em uma agência. É simples. Depois disso confira se alguma compra foi realizada após o sumiço. Caso tenha sido feita, notifique o banco e peça reembolso. Caso você tenha perdido o cartão fora da Austrália, em alguma trip pela Ásia, por exemplo, o processo para cancelar é o mesmo. Porém o trâmite para receber outro é mais complicado.

CARTEIRA DE VACINAÇÃO NA AUSTRÁLIA

Acredite se quiser, esse documento é de extrema valia. Vários países, inclusive a Austrália, exigem a comprovação de algumas vacinas, como febre amarela. Logo, você precisa tomar essa vacina no mínimo com 10 dias de antecedência da sua viagem para cá e solicitar a carteira internacional de vacinação no posto da Anvisa do aeroporto (ou de outra região próximo de você que emite esse documento). Mas e se você perder?
Sem ela você corre sério risco de ser barrado em vários países da Ásia e também na terra dos cangurus. Então tire uma foto da sua carteira de vacinação, de um ângulo que seja possível ver o lote da vacina, e salve no seu email. Assim, caso você perca é só solicitar uma segunda via pelo site da embaixada/consulado do Brasil na Austrália

 

Veja também: 10 documentos e serviços que você precisa fazer assim que chegar na Austrália

 


Dúvidas, dicas, perguntas ou sugestões?
Favor, deixar comentário, abaixo.

Intercambio_australiaEDM_720x90

Deixe uma resposta