10 Dicas e Precauções para antes de assinar contrato de Intercâmbio

compliance


Mesmo com o crescente número de brasileiros viajando para estudar no exterior e a abundância de fontes de informações sobre intercâmbio, infelizmente não são raras as queixas de estudantes de desrespeito ao consumidor, prejuízos materiais, propaganda enganosa ou cobranças indevidas por algumas empresas.
Para ajudar na hora da sua escolha, BRaustralia fez uma lista de dez coisas para você ter em mente antes de fechar o seu contrato de intercâmbio

 

Desconfie de promoções de intercâmbio mirabolantes!

Não caia no golpe da agência recém inaugurada oferecendo pacotes com 50% desconto!
Normalmente os pacotes de Turismo e Intercâmbio possuem valores já estipulados entre as agências, escolas e outros fornecedores. Por este motivo são raras diferença muito grande entre os valores de um mesmo pacote de intercâmbio.

Verifique o histórico da agência de intercâmbio

Busque o máximo de informação sobre a agência antes de assinar um contrato. Pesquise por antigos clientes que possam te recomendar os serviços da empresa, vasculhes as mídias sociais da empresa e (dica de ouro) busque informações da empresa em sites como Google, Procon e no Reclame aqui!

(Se possível) entre em contato com a instituição de ensino

Caso seja possível, peça para alguém que domine o inglês entrar em contato com a instituição de ensino onde você pretende efetuar o curso, busque por mais informação sobre o processo de matrícula e se está tudo correto com os seus documentos.

Familiarize-se com todos os itens do contrato de intercâmbio

Antes de assinar o contrato leve uma cópia para casa, e leia com muita atenção TODOS os Termos e Condições do Contrato. Caso parte do contrato esteja em outro idioma, peça ajuda à alguma pessoa de confiança (que domine o língua). E o mais importante, em caso de dúvida consulte um especialista.

Respostas por escrito

Sempre que tiver alguma dúvida, questão ou pedido de alteração no contrato envie, faça questão de receber a informações via email. Mesmo que alguma resposta importante seja confirmada por telefone ou em pessoa, sempre peça ao seu consultor enviar uma cópia do assunto discutido por escrito.

Fique de olho no câmbio

Fique atento às oscilações da moeda no momento que você for fechar o contrato. Muitas vezes o orçamento inicial pode variar até data de assinatura do contrato.

 

Prefira agências especializadas, com escritórios país onde você pretende realizar o intercâmbio

Pode parecer apenas um detalhe, mas ajuda muito ter o apoio de uma agências no local, especialmente nas primeiras semanas no novo destino.

 

Prefira agências vinculadas a alguma associação do setor de Intercâmbio

No site da Belta, associação brasileira que reúne as principais instituições do segmentos de cursos, estágios e intercâmbios no exterior, você pode acessar a lista completa de instituições associadas, além de obter dicas e informações sobre intercâmbio.

Não se esqueça dos Custos extras no intercâmbio

Sempre pergunte ao seu consultor sobre taxas extras ou se há alguma outra(s) atividade(s) estudantil que o seu pacote cobre. Muitas vezes pode haver atividades extras, como cursos, workshops ou seminários que podem não estar previstas no contrato, se possível solicite uma planilha completa com as atividades que ocorrerão durante o período intercâmbio.

 

Guarde todos os documentos até o final do intercâmbio.

Após assinar contrato anote todas informações da agência e da escola, nomes de agentes (tanto no Brasil quanto no exterior), emails e telefones dos responsáveis. Caso a escola e/ou moradia que não condizem com as informações contratadas entre em contato com a agência imediatamente!

 


Clique aqui para assinar a nossa e-Newsletter.
É rápido, fácil e de graça!

Dúvidas, dicas, perguntas ou sugestões, favor, deixar comentário, abaixo.
Responderemos assim que possível.

Intercambio_australiaEDM_720x90

There is one comment

Deixe uma resposta