Cheque, Savings or Credit? Saiba como funciona o seu cartão do banco na Austrália e economize dinheiro!

My title

page contents

cartaona austraia_by_Braustralia

Se assim como a gente você sempre utiliza o “dinheiro de plástico” nas suas compras na terra dos cangurus, você  já deve ter ouvido, mais de um milhão de vezes, a mesma pergunta… “Is that Cheque, Savings or Credit?”
Pode parecer bobagem, mas a forma como você responde essa pergunta pode te fazer economizar (ou gastar) muito dinheiro. BRaustralia te explica!

Assim como no Brasil, os bancos da Australia oferecem diversas opções de serviços, que podem ser usadas nas suas transações do dia-a-dia. Uma das favoritas, o cartão de crédito/débito, por estes lados chamados de EFTPOS (Electronic Funds Transfer at Point of Sale) apresenta algumas muitas semelhanças, e algumas diferenças, se comparado com o Brasil. A principal delas, e que muitas vezes pode passar desapercebida, é a pergunta “Is that Cheque, Savings or Credit?” prferida no momento final da compra.

A forma como você responde essa questão determina o modo como a sua transação financeira será processada. E diferentes formas de pagamento quase sempre determinam o intervalo para o dinheiro sair da sua conta, as taxas, limites e até mesmo custos da transação, que pode ser gratuita ou com custos, por exemplo, se você, por engano, utilizar um determinado cartão, com tarifas gratuitas nas transações de Cheque, na forma de Credit o banco pode cobrar até 3% do valor em taxas extras.

Como funciona o Cheque / Savings
Normalmente nas opções de Cheque (similar à Conta Corrente) quanto na de Savings (Conta Poupança) a sua compra será processado imediatamente. Desta forma o seu banco vai pagar uma taxa fixa pré-determinada, por exemplo 5 centavos, por transação, para o banco da loja onde você utilizou o cartão, e o dinheiro será debitado da sua conta e creditado na conta do comerciante no mesmo dia, e quase sempre o comerciante paga essa pequena taxa, desta forma não há diferença entre os saldos atuais e disponíveis no futuro.

 

Como funciona o Credit
Ao selecionar o crédito, normalmente a transação leva mais tempo para ser descontada da sua conta; nas bandeiras MasterCard e/ou Visa, há taxas que podem variar de banco para banco dependendo do contrato e tipo de cartão. Muitas vezes as taxas (de aproximadamente 1,5% do valor da conta) podem ou não ser lojista. Por este motivo, muitos comerciantes preferem clientes que utilizam as opção de Cheque ou Savings, pois eles apresentam custos mais baixos para o varejista e algumas lojas chegam a impor limites mínimos para o uso de EFTPOS.

Cash Out
Outra diferença entre a forma de utilizar o cartão de débito na Austrália, se comparado ao Brasil, é que por aqui você não precisa ir ao banco, ou caixa eletrônico, para retirar dinheiro. Você pode efetuar saques em qualquer estabelecimento comercial com a opção Cash Out. Basta fazer uma compra e solicitar ao atendente o valor que você deseja sacar da sua conta de Cheque ou Savings, e o melhor serviço é gratuito!

Dica importante: Fique atento à que rede de parceiros o seu Banco é afiliado, na Austrália é possível sacar dinheiro em qualquer banco, ou Caixa Eletrônico (mesmo em bancos concorrentes), no entanto, caso o estabelecimento não seja afiliado é cobrada taxas extras que pode chegar a A$ 3 por transação!

A regra de ouro é pesquisar a taxas de cada banco, e escolher a instituição que se adeque melhor aos seus hábitos de consumo. Alguns bancos podem oferecer taxas muito em conta, as vezes até gratuita, para um determinado plano de uso de Cheque, Savings ou Credit. Fique atento para não perder dinheiro!

 Se você tem alguma dica sobre o assunto, feedback ou sugestão por favor deixar a os seus comentários abaixo.


There is one comment

Deixe uma resposta