5 mitos sobre Superannuation e aposentadoria para brasileiros na Austrália

super

Superannuation  é um elemento importante na economia da Austrália. Se você está (ou já esteve) empregado na Austrália, mas ainda não sabe como funciona, BRaustralia te explica e esclarece algumas dúvidas e mitos frequentes sobre o Sistema de Previdência australiano!


O que é Superannuation?


Muito parecido com o fundo de garantia do Brasil, o Superannuation, ou apenas Super para os íntimos, é um sistema de previdência. Uma das diferenças do Super com relação ao INSS é que o sistema de previdência australiano não é descontado do seu salário, mas sim subsidiado pelo seu empregador e recolhido como parte de seu imposto de renda a cada mês.

IMPORTANTE: Todos anos milhares estudantes internacionais se esquecem de solicitar a restituição do Super no momento de retorno ao país de origem.
Se você vive (ou viveu) temporariamente na Austrália e não vai se aposentar na terra dos cangurus, você tem direito de resgatar este dinheiro assim que deixar o país.

 

Lendas, Mitos e dúvidas frequentes sobre o Super (que faz muita gente perder dinheiro)

“Eu já deixei a Austrália então já não posso receber o reembolso!”
Na verdade é justamente o contrário, já que você só poderá solicitar o reembolso depois que deixe a Austrália e a solicitação deve ser feita a partir do país onde você esta vivendo.


“Trabalhei na Austrália há muitos anos e nunca recebi meu Super de volta. Agora já é muito tarde”
Mito! O Superannuation é o sistema de aposentadoria australiano, ou seja, seu dinheiro fica na conta até você completar a idade mínima para se aposentar. Isso quer dizer que, mesmo que você tenha trabalhado na Austrália há 20 anos, ou mais, ainda será possível solicitar o seu reembolso.

“Eu só posso receber o meu Superannuation depois que meu visto vencer… Isso significa que eu não poderei voltar para a Austrália após solicitar o Super?”
Outro mito! Você ainda poderá tirar outro(s) visto(s) e voltar para a Austrália sem nenhum problema mesmo após sacar o Super.


“Não tenho mais conta bancária na Austrália, por isso não posso receber meu reembolso.”
Recebendo seu reembolso de Superannuation com a Taxback.com, seu pagamento será realizado no Brasil (ou onde você estiver vivendo) em sua conta local já convertido em Reais!

“No meu Payslip não fala nada sobre contribuição de Superannuation, então acho que não tenho nada a receber…”
A partir do ano fiscal de 2012 os empregadores são obrigados a informar em seu comprovante de pagamentos as seguintes informações sobre seu Super:

• Valor total recolhido pelo empregador
• Data do recolhimento
• Nome do fundo ao qual foi realizado o recolhimento

Caso você tenha trabalhado antes desta data, é possível que os dados não apareçam em seus comprovantes porém isso não quer dizer que você não tenha nada para receber.

Mesmo que te faltem alguns documentos ou informações sobre seu superannuation, preencha o formulário a baixo e o TaxBack, empresa líder em restituição de impostos para estrangeiros, te ajudará a rastrear os documentos junto aos seus antigos empregadores para que você possa receber seu reembolso do Super.


calculo-pt

 

 

VEJA TAMBÉM: 10 coisas que você precisa sobre Tax Return, a Declaração de Imposto de Renda da Austrália

 


 

 

There is one comment

Deixe uma resposta