10 coisas que você precisa saber antes comprar carro ou moto na Austrália e Nova Zelândia

Comprar Carro na Austrália e Nova Zelândia.
Uma das perguntas que mais recebemos no BRaustralia são referentes a como planejar road trip na Austrália e Nova Zelândia, por isso decidimos fazer um lista de dicas, com tudo o que você precisa que ter em mente antes de comprar um carro ou moto na Austrália ou Nova Zelândia. Confira!

 

Como Dirigir legalmente na Austrália e Nova Zelândia

Se você tem planos de dirigir na Oceania, uma ótima notícia é que tanto na Australia quanto Nova Zelândia permitem que brasileiros, em férias ou residência temporária no país, utilizem a carteira nacional de habilitação (CNH) acompanhada de uma Tradução Certificada NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters) em inglês e do passaporte para dirigir legalmente na Austrália ou tradução Certificada NZTA (New Zealand Transport Agency) em inglês e do passaporte para dirigir legalmente Nova Zelândia.

E o melhor, todo e processo é fácil rápido (pouquíssima burocracia) e o melhor de tudo, barato. Basta solicitar a tradução da carteira de motorista brasileira pode ser feito em poucos dias, e agora BRaustralia também oferece serviços de Tradução Profissional para ajudá-lo a obter uma Tradução Certificada da sua CNH para você poder dirigir legalmente na Austrália e Nova Zelândia.


>> CLIQUE NO LINK para solicitar Tradução Certificada

 

Outra questão importante é a idade mínima para dirigir, que pode variar entre os Estados e Territórios. No estado de Victoria idade mínima é de 18 anos; Northern Territory é de 16 anos e 6 meses;  e 17 anos é a idade mínima em todos os outros estados incluindo a capital Canberra. Os motoristas aprendizes podem conduzir, sob supervisão qualificada, a partir de 15 anos e 9 meses em Canberra e 16 anos nas demais unidades federativas.

Os limites de velocidade na Oceania variam de 40 e 60 km/h nas áreas urbanas e até 110 km/h nas estradas. Ao viajar nas estradas rurais, a velocidade média é de 70-80 km/h.

É um crime conduzir sob a influência de drogas ou álcool na Nova Zelândia, e a polícia aplica severamente esta lei. Além disso, é contra a lei que os motoristas usem seus celulares ou aparelhos enquanto dirigem.

Onde comprar carros usados na Austrália e Nova Zelândia

A dica fundamental para antes de comprar um carro usado na Oceania é pesquise, pesquise e pesquise!

Diferentes estados possuem diferentes taxas e requisitos para registro e renovação. Os documentos necessários para uma transferência são o Roadworthy (obrigação do vendedor em providenciar) e o formulário de transferência do Departamento de Transporte do estado. Prestar também atenção à data de renovação do registro e no Estado ou Território em que ele está registrado.

Se possível prefira comprar em concessionárias, pois elas  são obrigadas a comercializar veículos quitado, sem dívidas e muitas delas realizam testes prévia e algumas até oferecem um período garantia.

Se for comprar de um particular, tenha certeza que o veículo está registrado no nome do vendedor. Recomenda-se também verificar o REVS (Register of Encumbered Vehicle Service) para garantir que não há multas ou outras dívidas, se possível peça opinião de um mecânico da sua confiança, custa pouco e vale muito à pena! Para mais informações visite: www.australia.gov.au/information-and-services/

Sites como o Car Sales e Gumtree são uma ferramenta fundamental na hora de pesquisar por boas ofertas.

De todas as formas, recomendamos sempre que for possível efetuar a compra em car dealers (concessionária de veículos) pois eles podem oferecem garantia além de fazer uma revisão básica antes da venda.

Tenha cuidado com anúncios e ofertas com preços muito a baixo dos praticados no mercado, especialmente se for venda direta com o dono do carro, 90% dos casos o carro estará com algum problema (sério) e você terá que gastar muito mias para concertá-lo futuramente.


Dica para comprar um carro na Austrália e Nova Zelândia é pesquisar muito, trocar mensagens ou conversar com os donos/dealer e não fechar o negócio antes de estar 100% confiante com o preço e termos e condições do negócio.

 

Antes de comprar carro na Austrália e Nova Zelândia!

Os carros na Austrália precisam ter um registro anual, o REGO, para poder rodar nas ruas do país, algo como nosso IPVA no Brasil. Pesquise e compre um carro com o rego válido, pois te poupará um bom dinheiro na hora de transferi-lo para seu nome.

O custo envolvido para carros com motor de 4 cilindros (maioria dos carros) é de aproximadamente AU$ 190 por 6 meses de registro.

Verifique se o RWC está incluso no valor da compra do carro, pois todas pessoas que estiverem vendendo um carro na Austrália devem obrigatoriamente fazer o RWC (road worthy certificate) para o carro. Este é o certificado de segurança, que atesta a segurança mínima do veículo para que o próximo dono possa dirigi-lo de forma segura nas ruas daqui. Portanto, quando for comprar um carro, certifique-se de que o vendedor já está com o RWC do veículo em mãos para que você possa comprá-lo sem surpresas

Seguro obrigatório do carro CTP na Austrália

Todo carro na Austrália é obrigado a ter um seguro obrigatório chamado Compulsory Third Party Insurance – CTP. Esse seguro cobre qualquer responsabilidade legal por lesão ou morte devido a um acidente de carro que o segurado for responsável, seja o incidente com o motorista, passageiros, pedestres ou ciclistas. O custo do CTP por 6 meses é de AU$ 180 a AU$ 190.

Qual é o valor de mercado de um determinado carro na Austrália

Parecido com a Tabela FIPE Brasileira, o calculo do preço médio de um determinado carro usado pode ser consultado na Tabela do Car Sales, faça esta pesquisa antes de fechar negócio!

Verifique o histórico do carro antes de comprá-lo

Por apenas AU$ 35 é possível solicitar em algumas empresas especializadas, o histórico do veículo. Às vezes vale a pena pagar esse valor para ter certeza de que o carro nunca teve problemas sérios, se já foi roubado, batido e entre outros.

 

Que carros NÃO comprar na Austrália e Nova Zelândia!

Evite carros com mais de 20 anos de idade. A menos que você seja um colecionador carros muito velhos são um “No” “No option”, geralmente tem peças e mecânica interna muito danificadas pelo tempo de uso e por isso dão muita manutenção.

Evite carros muito rodados, com mais de 200.000. Na maior parte das vezes, mesmo estando aparentemente em condições boas para venda após alguns meses após a compra pequenos defeitos, trocas de peças ou mesmo reparos mais sérios costumam custar muito dinheiro.

Segundo o Car Sale, outra dica é evitar carros de cor escura, segundo o website, a radiação UV solar na Australia, por ser muito maior que na maioria das partes do planeta deteriora carros com cores escuras muito mais rápido, pois estas eles retém mais a luz solar, por isso acabam sendo muito mais quentes internamente do que os de cores claras.

Pelos mesmos motivo, se possível prefira carros que possuam com Ar-Condicionado de fábrica.

 

Depois de comprar carro na Austrália e Nova Zelândia!

Após comprar um carro na Oceania, é recomendável que o comprador faça algum tipo de Car Insurance. Os custos da apólice varia entre AU$ 150 a AU$ 500 por ano dependendo do modelo do automóvel.

Nas opções de Comprehensive Car Insurance, que basicamente cobre os custos de acidentes com o carro do segurado e terceiros, furtos, roubos, batidas, transporte de emergência e entre outros. O custo deste seguro é entre AU$ 500 a AU$ 800 por ano dependendo do veículo.

Em caso ocorra algum acidente quando estiver dirigindo na Austrália, será legalmente obrigatório que você pare e preste assistência aos demais envolvidos. Caso de qualquer pessoa estar em estado grave ou danos à propriedade, você deve entrar em contato com a polícia ou qualquer autoridade de emergência o mais breve possível.

O número de emergência da Austrália é de 000. Na Nova Zelândia é de 111

você pode ligar para este número em um telefone celular, mesmo que o telefone esteja fora de crédito.

 Se você estiver envolvido em qualquer tipo de acidente ou emergência durante a condução serálegalmente obrigatório que você pare e preste assistência aos demais envolvidos.

No caso de qualquer pessoa estar em estado grave ou danos à propriedade, você deve entrar em contato com a polícia ou qualquer autoridade de emergência o mais breve possível.

Importante: Não se esqueça que para dirigir na Austrália é preciso a tradução juramentada utilizando um profissional credenciado à NAATI (National Accreditation Authority for Translators and Interpreters), orgão que regulamenta a atividade de tradução e interpretes na Austrália.
Mas não se preocupe, o processo não é burocrático, custa bem barato e pode ser feitos em poucos dias.

>> CLIQUE NO LINK para solicitar Tradução Certificada

 

VEJA TAMBÉM: 10 Coisas que você precisa saber antes de Dirigir na Austrália

 

 

Descubra todas as vantagens de estudar e trabalhar na Austrália
Solicite consulta personalizada com um especialista em imigração australiana!
>> CLIQUE AQUI

 


 

estudar e trabalhar na australia


>> BRaustralia no seu email
Cadastre-se grátis e receba conteúdo exclusivo, dicas e promoções por email.
 É rápido, fácil e de graça  | �� 
ASSINE JÁ!

Dúvidas, dicas, perguntas ou sugestões?
Favor, deixar comentário, abaixo.

//

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.