Saiba como validar o seu diploma de medicina na Austrália

medicina na australia; validar diploma medicina na australia

Se sua profissão é na área saúde e você tem interesse de imigrar para a Austrália, BRaustralia te ensina como validar um diploma de medicina na Austrália e desta forma poder exercer sua profissão na terra dos cangurus.

Embora a demanda por profissões da área de saúde estarem sempre em alta na Austrália, com imensa procura por médicos; cirurgiões; psiquiatras; anestesistas; estas são provavelmente as áreas com mais requisitos e exigências, para a validação da profissional, o que pode tornar todo o processo caro, demorado e burocrático.

Mas no artigo abaixo daremos um passo a passo com tudo o que você precisa saber processo de validação do diploma de medicina na Austrália.

 

Por que é preciso dele para validar diploma de uma profissão na Austrália

O primeiro passo se deseja trabalhar em qualquer área de conhecimento específico na Austrália é solicitar o RPL (Recognition of prior learning) que, nada mais é que um teste para reconhecimento de aprendizagem do período que você trabalhou e/ou estudou no Brasil.

Essa avaliação visa, através de prior learning assessment (PLA) específicos, atestar o seu conhecimento de uma determinada carreira, e assim reconhecer o nível de aprendizagem que você possui sobre um determinada profissão, e desta forma reconhecer a sua experiência profissional ou acadêmica ao padrão australiano de ensino.

As área de saúde são as que mais têm requerimentos para validação do diploma na Austrália. Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, anestesistas, dentistas, psicólogos, entre outras profissões da área, entre outros devem fornecer aos respectivos uma lista de documentos muito maior quando comparadas à outras profissões.

Ou seja, independentemente de onde e como eles foram aprendidos/desenvolvidos determinada profissão, o RPL confere ao indivíduo possui conhecimentos técnicos e práticos sobre um determinado saber, possuindo competência, credenciais ou qualificações para exercício de uma determinada profissão na Austrália.

CLIQUE AQUI, para solicitar orçamento para validação do sua profissão na Austrália

 

Como funciona o processo para validar de Diploma de Medicina e Saúde na Austrália

Provavelmente entre todas as profissões, medicina é sem dúvida um dos processos mais burocráticos para validação na Austrália. Os médicos possuem um programa específico chamado Doctor Connect, realizado pelo Departamento de Saúde do país. 

Assim como o Conselho Regional de Medicina, no Brasil, cada profissão na Austrália possui seu próprio orgão regulador, o Assessing Authority, nestas órgãos há os application forms e checklists específicos para iniciar um processo de validação de profissão. 

E o processo, o profissional de saúde o irá passará por uma série de exames, divididos em até seis etapas, além de cumprir os requisitos de fluência da língua, aplicar um visto de residência com o Departamento de Imigração, e de se inscrever na Agência de Regulação Profissional de Saúde.
CLIQUE AQUI, para solicitar orçamento para validação do sua profissão na Austrália

 

Principais formas para validar seu diploma de medicina na Austrália

Para os profissionais da área médica, cujo diploma foi obtido no exterior será necessário fornecer evidências de sua formação acadêmica e experiência profissional e submeter esses documentos à avaliação do órgão responsável.

Há alguns caminhos para isso são:
Autoridade competente (The Competent Authority Pathway)caminho Padrão (Standard Pathway), Especialidades (The Specialist pathway)

 

Autoridade Competente (The Competent Authority Pathway)

A forma mais indicado para especialista que obtiveram diploma no exterior, este caminho pode ser escolhido para obtenção de um registro Clínico Geral.

International Medical Graduates que forem aprovados nos exames reconhecidos na Austrália ou concluíram treinamento através de uma autoridade competente aprovada pelo conselho médico australiano, podem solicitar a avaliação sob este caminho.

O conselho de medicina da Austrália escolhe algumas instituições internacionais como responsáveis em avaliar o conhecimento médico aplicado e as habilidades clínicas básicas dos aplicantes baseado-se nas leis atuais, o conselho de medicina do país pode conceder registro provisório ou geral com base na equivalência de qualificações ou pela conclusão de um exame. 

Também é solicitado neste processo a conclusão satisfatória de 1 ano de prática supervisionada. Se este for o caminho escolhido, você deve se inscrever diretamente no Conselho de Administração Médica da Austrália (MedBA) para obter o registro provisório.

 

Caminho Padrão (Standard Pathway) 

O caminho padrão é para International Medical Graduates que procuram registro geral no Conselho de Administração. Para optar por este caminho, o profissional da área de saúde deve possuir uma qualificação em medicina geral e cirurgia concedido por uma instituição reconhecida pelo Conselho Médico Australiano (Australian Medical Council – AMC) e pelo Diretório Mundial de Escolas Médicas (WDOMS)

Os médicos interessados, ou restritos a reconhecerem a profissão pelo caminho padrão devem se candidatar diretamente ao AMC.

 

Caminho Especialidades (The Specialist pathway)

Esta opção é destinada aos seguintes especialistas, formados no exterior, que gostariam de avaliar se sua formação acadêmica está equiparada à um especialista desta mesma área formado na Austrália.
Este reconhecimento é
Especialistas treinados no exterior, em uma área especializada, de necessidade na Austrália. Reconhecimento segundo uma área de necessidade.

Profissionais da área de saúde que possuem uma qualificação primária, por exemplo, em medicina e cirurgia, concedidas por uma instituição de treinamento reconhecida pelo Conselho Médico Australiano (AMC) e o Diretório Mundial de Escolas de Medicina (WDOMS) e que satisfizeram todos os requisitos de treinamentos e exames solicitados para atuarem nesta especialidade em seu próprio país, podem também solicitar a avaliação sob este caminho.
CLIQUE AQUI, para solicitar orçamento para validação do sua profissão na Austrália

 

Documentação necessária para solicitar seu diploma de medicina na Austrália

E importante ressaltar que cada possui sua especificidade e a forma de solicitação RPL varia dependendo que qual processos são específicos de acordo com o segmento que você pretende utilizar suas qualificações.

De forma geral, serão solicitados Tradução Certificada NAATI dos documentos acadêmicos, além de evidencias da sua atividade profissional.
Além disso, em todas as áreas também sera obrigatório bons resultados de exame de  nível de inglês IELTS International English Language Testing System.

Contudo em todas as ocasiões os estudantes possuem uma documentação básica que listamos abaixo:

• Certificados de qualificação (originais e traduções certificada NAATI);
• Histórico Acadêmico (originais e traduções certificada NAATI);
• Qualquer certificado relativo à aprendizagem. Neste caso qualquer comprovante de experiência profissional como uma carta do empregador, por exemplo, certificados acadêmicos como: artigos publicados, participação em palestras, seminários e etc.
Avaliação EILTS para aferir o seu nível de inglês também pode ser solicitado
 Provas e/ou exames práticos e teóricos específicos sobre determinada aspectos da sua profissão também pode ser solicitado

 

Tradução Oficial para validação de diploma de medicina na Austrália

Se você está no processo de validar seu diploma / profissão na Austrália e estudou no Brasil, certamente passará pelos requerimentos de tradução dos documentos como diplomas de graduação, históricos escolares, certificados, cartas de empregador, entre outros.

Para mais informações sobre como providenciar uma Tradução Certificadas NAATI de todos os boletins, grade curricular e diplomas que não estiverem escritos em inglês. >> CLIQUE AQUI, Para solicite tradução Certificada NAATI dos seus documentos

 

Agentes de imigração para revalidação médica

BRaustralia pode te ajudar na solicitação de validação do seu diploma, os pedido das qualifications assessments pode ser feito online.

 

Preencha o formulário e solicite orçamento GRATUITO!

 

 

Quanto custa e quanto tempo demora para reconhecer seu diploma de medicina na Austrália

A resposta que provavelmente melhor responde a esta questionamento é DEPENDE!

Como todo processo de reconhecimento de uma determinada profissão varia e com isso modifica o número de assessments, documentos, traduções, teste e exames para reconhecimento de uma determinada profissão valores e tempo para obter o RPL.

Nos últimos 5 anos trabalhando no BRaustralia tivemos relatos de médicos brasileiros que tiverem orçamento variado entre AU$5.000 e A$30.000 e o tempo para finalização do pedido pode variar de poucos meses à mais de 18 meses a para ter a sua profissão devidamente reconhecida na Austrália.


Quer receber mais dicas e promoções?

Clique aqui para assinar a nossa e-Newsletter.
É rápido, fácil e de graça!

 


Dúvidas, dicas, perguntas ou sugestões, favor, deixar comentário, abaixo.
Responderemos assim que possível.

Intercambio_australiaEDM_720x90

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.