Como comprar equipamento fotográfico no exterior

Como comprar equipamento fotográfico no exterior e receber no Brasil

Quem é fotografo ou cinegrafista profissional sabe muito bem o valor de um equipamento de qualidade. E mais ainda: sabe que, no Brasil, esse custo pode ser alto.

Por isso, sempre fica aquela dúvida se comprar câmera no exterior é (ou não) um bom negócio.

Para te ajudar a responder essa pergunta, trouxemos dicas e informações valiosas, acompanhe!

Vale a pena comprar equipamentos fotográficos no Exterior?

Sim, vale a pena comprar equipamentos fotográficos fora do Brasil. Mas, calma! Antes de finalizar a compra e dar o assunto por encerrado, existem alguns detalhes importantes que você precisa analisar. 

Na grande maioria das vezes, o valor do equipamento fotográfico é bem menor do que no Brasil

Para ter certeza que o preço realmente compensa, você precisa aprender um  simples cálculo.

O primeiro passo é converter o valor do produto em reais. Caso o produto no exterior custe menos da metade do mesmo produto no Brasil, então comprar a câmera no exterior vale a pena. 

Escolha da marca

Outra questão que você precisa se atentar é para a qualidade e a marca. Algumas das marcas de câmeras mais famosas no mundo, como Canon e Nikon, oferecem garantia ao nível mundial

Contudo, pode ser que outras marcas não ofereçam esse suporte. Por isso, fique atento e prefira, sempre que possível, comprar equipamentos fotográficos no exterior de marcas confiáveis e reconhecidas.

Isenção fiscal na importação de equipamentos cinematográfico e fotográfico

Essa é outra pergunta que passa sempre pela cabeça de quem deseja comprar câmera no exterior.

A boa notícia é que os profissionais de foto e vídeo podem obter isenção fiscal de equipamentos fotográficos comprados no exterior. Incluem-se nessa categoria os fotógrafos, repórteres fotográficos e cinematográficos, operadores de câmera e cinegrafistas. 

Segundo o Projeto de Lei 2114/11, esses profissionais podem obter isenção fiscal em produtos audiovisuais importados no valor total de até R$ 50 mil.

Outra exigência para quem deseja a isenção é se comprometer a não vender os equipamentos fotográficos importados por um período de dois anos.

Para ter direito ao benefício, o profissional deve comprovar atuação através de registro em carteira em uma das categorias citadas acima ou, em caso de prestador de serviço ou Pessoa Jurídica, apresentar inscrição no INSS e CNPJ.

Como comprar equipamento fotográfico no exterior

Onde importar equipamento fotográfico no exterior?

Na hora de comprar a câmera no exterior é fundamental conhecer os melhores sites para comprar equipamentos fotográficos. 

Mas, não se preocupe com isso, pois trouxemos abaixo uma listinha com algumas das melhores e mais confiáveis opções de sites. Confira:

eBay

O eBay é aquele tipo de site de compras que dispensa maiores apresentações. Ele é conhecido mundialmente, além de ser considerado um dos mais seguros para quem deseja comprar no exterior. 

Na sessão de equipamentos fotográficos, o Ebay é bem completo e oferece uma série de opções de marcas e modelos, além da variedade de equipamentos, que vão desde acessórios simples até câmeras de última geração.

Blackmagic Design

Fundada em 2001, Blackmagic cresceu rapidamente para se tornar uma das líderes mundiais em inovação e fabricação de tecnologia de vídeo criativo. E isso porque nossa filosofia é simples e refrescante – ajudar a verdadeira criatividade a florescer. Seu primeiro produto em 2002, uma placa de captura para macOS chamada DeckLink que foi a primeira a oferecer vídeo não compactado de 10 bits.

Os fundadores da Blackmagic Design têm uma longa história em edição e engenharia de pós-produção. Com ampla experiência em telecine, filme e pós-produção de ponta, aliada a uma verdadeira paixão pela perfeição, a Blackmagic decidiu mudar a indústria para sempre.

Michaels Camera

Outro site para entrar na lista dos melhores sites para comprar equipamentos fotográficos no exterior é o Michaels Camera, com sede na Austrália.

A loja de equipamentos audiovisuais é bem completa e traz uma grande variedade de marcas, modelos, além de acessórios de todos os tipos. 

A navegação é intuitiva, simples e se tiver sorte ainda pode se beneficiar dos inúmeros produtos que estão sempre  em promoção no site.

Ted’s Cameras

A Ted’s Cameras é outra loja de compras na Austrália que atende muito bem fotógrafos profissionais e amadores.  

Com um catálogo extenso de produtos, a Ted’s Camerasoferece preços competitivos e as melhores marcas do mercado audiovisual.

Camera House

A Camera House também é uma loja de equipamentos fotográficos da Austrália. O site vende de tudo um pouco: de cartão de memória a câmeras profissionais de alta qualidade. 

Outro diferencial do site é o blog que traz resenhas dos produtos e ajuda os consumidoresna hora da compra.

CameraPro

A CameraPro, outra opção para quem deseja fazer compras na Austrália, se auto define como uma loja feita por fotógrafos para fotógrafos. Por isso, se você busca comprar equipamentos fotográficos no exterior com alta qualidade e bom preço, essa é uma boa opção.

Digital Camera Warehouse

A Digital Camera Warehouse se apoia na boa experiência do usuário para alavancar as vendas. 

O site possui um time de atendimento online e exclusivo, além, é claro, de oferecer uma grande variedade de produtos fotográficos que, segundo eles, também tem o melhor preço.

Camera Warehouse

Para profissionais e amadores, a Camera Warehouse vende de tudo: drones de última geração até equipamentos compactos e simples. 

Outro diferencial da loja é que ela possui 100% do seu estoque na Austrália, facilitando o despacho de encomendas e garantindo melhores condições de compra.

Dicas para importar equipamentos

  • Pesquise o valor do produto no Brasil e compare-o com o mesmo modelo em sites do exterior. 
  • Use como parâmetro sites confiáveis, como o eBay ou mesmo o site oficial da marca do produto;
  • Utilize o sistema de redirecionamento de encomendas para garantir que a compra traga realmente todo o custo beneficio que você imagina.

Caso não saiba, o redirecionamento de encomendas é um serviço oferecido por diversas empresas ao redor do mundo. No Brasil, a referência nesse tipo de serviço.

O redirecionamento de encomendas é maneira mais prática, segura e confiável de receber seus pedidos feitos no exterior pagando as melhores taxas de frete. 

Isso sem contar todos os outros benefícios que esse tipo de serviço oferece, como a possibilidade de adquirir produtos de alta qualidade que não são oferecidos no mercado nacional e o prazo de até 180 dias de armazenamento dos pedidos na Austrália sem custos adicionais. 

Compras no Exterior e Redirecionamento de Encomendas